quinta-feira, maio 31, 2007

Venham ver...


Parecendo que não, é verdade... Afinal esta semana o tapete está na rua.

Fotografia: L. Romudas

quarta-feira, maio 30, 2007

Egosciente solidário com a GREVE GERAL de hoje


Vão aproveitando agora enquanto se pode fazer greve, porque com estes últimos atentados à liberdade de expressão, algo me diz que isto de greves gerais e lutas sindicais tem os dias contados. E por falar em dias contados, aproveito também para mandar um abraço solidário à família e amigos de James M. Rest in peace James...

Fotografia: L. Romudas

terça-feira, maio 29, 2007

Just singing...

Fotografia: L. Romudas. Modelo: Andreia, Terras de Rayo

* * *

Singela homenagem ao grande senhor da música que foi Jeff Buckley, passados 10 anos da sua morte... Eternal life is now on your trail... indeed, Jeff.

segunda-feira, maio 28, 2007

Getting away with it all messed up

Bem, hoje li um texto no Diário de Notícias e fiquei boquiaberto. Afinal de contas somos famosos por meter a pata na poça mas ainda somos mais famosos por sair de dentro da poça sem nódoas de maior. Incrível este povo português. Uma estranha forma de vida, sem dúvida. Faz-me lembrar a introdução de uma música de James no último concerto deles: "We thrive on caos, on errors where most bands just desintegrate before your very eyes" (prosperamos no caos, em erros onde a maioria das bandas se desintegram diante dos vossos olhos).

Aqui fica um excerto do tal texto:

"A Fundação Richard Zwentzerg nasceu em 1999 para estudar o atraso e subdesenvolvimento no mundo mas, logo no início da actividade, ficou fascinada com o caso de Portugal. É famoso o seu relatório de Março de 2000, O País Que não Devia Ser Desenvolvido - O Sucesso Inesperado dos Incríveis Erros Económicos Portugueses. Aí se dizia: "Portugal fez tudo errado, mas correu tudo bem. Os disparates cometidos na sua História são enormes. Só comparáveis com o sucesso que tiveram. Nenhum outro povo do mundo conseguiu construir... e destruir tantos impérios em tantas épocas e regiões. Hoje é um país rico, mais rico que 85% da população mundial. Mas conseguiu isso violando todas as regras do desenvolvimento.""

in Diário de Notícias, 28/05/2007 - Texto completo

Sim, é por isto que gosto de ser português e não trocava este rectângulozinho por nenhum país, fosse ele desenvolvido ou não.

domingo, maio 27, 2007

Porto de Abrigo

Fotografia: L. Romudas

sábado, maio 26, 2007

Flôr-de-Maracujá

Fotografia: L. Romudas

Dave Matthews e companhia...e que companhia!

Noite monumental! Dave Matthews e companhia ao melhor nível que se pode imaginar. Êxtases atrás de êxtases, tanto por parte da banda como da parte do público. Ao ver um concerto de Dave Matthews Band, ficamos sem perceber se é a banda que puxa pelo público se é o público que puxa pela banda, tal como é dificl de perceber qual dos dois se está a divertir mais. O concerto de ontem não foi excepção e devo confessar que ultrapassou as minhas expectativas. Depois de ter visto dezenas de vezes todos os DVDs ao vivo da DMBand fiquei com a impressão que ontem no Atlântico tanto os 5 magníficos como os três convidados (Tom Morello incluído) se esticaram batante. Ainda bem. Portugal agradece e aposto que eles também. Aplausos, gritos e assobios por parte do público, e as normais palavras simpáticas de agradecimento de quem pisa pela primeira vez solo português e é acarinhado ferozmente por 18 mil pessoas. O público tuga ao melhor nível.
Noite monumental, repito.
Noite para não esquecer. Nunca.
Ficou a promessa de regresso e a resposta: cá estaremos!
See you soon, Dave. God bless you, thank you so very much!

P.S.: Infelizmente, o trânsito e os precalços do costume nestas coisas de multidões impediram-me de ver a actuação de Morello. Talvez este tenha sido mesmo o único ponto negativo da noite.

sexta-feira, maio 25, 2007

E porque hoje vai tudo ao ar!



Fotografia: L. Romudas. No primeiro plano, Fábio Pontes, no segundo, Telmo Ambrósio, essa verdadeira máquina

* * *

Depois de oito anos de paciente espera, depois de folhear programas de festivais de Verão uns atrás dos outros na vã esperança de os ver num deles, eis que em todo o seu esplendor a Dave Matthews Band pisará, por fim, o palco do Pavilhão Atlântico. E eu, claro, vou estar lá, algures entre a primeira fila e o balcão do bar. Hoje depois das 8 da noite e depois de actuar esse grande senhor que se dá pelo nome de Tom Morello.
Espera-se uma noite verdadeiramente gloriosa!Finalmente!

quinta-feira, maio 24, 2007

Censura

Bem, hoje não há fotografias para ninguém. Hoje apetece-me dizer umas verdades. Estou indignado, pronto! E porquê? Por causa desta onda de Censura que tem atingido Portugal nos ultimos tempos. E reparem que escrevi a salazarista "Censura" e não a vulgar "censura", porque afinal é disso mesmo que se trata: de Censura à la Estado Novo. Um comum mortal profere uma chalacinha contra o Excelentíssimo, Imaculado, Senhor Engenheiro José Sócrates e PIMBA! suspensão de funções, processo disciplinar e sei lá mais o quê! Mas afinal que país vem a ser este?! Que Governo vem a ser este que se melindra com piadolas sem graça e, pior, ainda as castiga?!
E se fôr para castigar zombarias e insultos, porque não começar pelo próprio Primeiro Ministro que gozou com a cara de todos os que lhe deram a maioria absoluta?! Já viram alguma das suas promessas cumprida?! Ah pois! Porque não castigar também o tal ministro com nome de loira sexy que insultou milhões de portugueses proclamando aos sete ventos que a margem sul do Tejo era um deserto?!

(suspiro)

No outro dia perguntaram-me se tinha orgulho em ser português. Eu respondi que sim, claro que sim. Do que tenho vergonha é dos governantes, esses enormes montes de esterco.

quarta-feira, maio 23, 2007

Piramidal

Fotografia: L. Romudas

terça-feira, maio 22, 2007

Cata-Vento

Fotografia: L. Romudas, Arraiolos

segunda-feira, maio 21, 2007

Alone I sit...


Fotografia: L. Romudas

domingo, maio 20, 2007

Vinhas e Papoilas em todo o seu esplendor

Fotografia: L. Romudas, Estremoz

sexta-feira, maio 18, 2007

Alentejanos e água


Fotografia: L. Romudas, Campo Maior

terça-feira, maio 15, 2007

Rolleiflex... Quero uma pelo Natal


Fotografias: Luís, Mário, Ana, Hélder, André e Telmo (não respectivamente) durante o Curso de Fotografia que frequentamos

segunda-feira, maio 14, 2007

A Força da Música


Fotografia: L. Romudas, Henrique Leitão na foto.

domingo, maio 13, 2007

Red Fields

Para quem ainda tinha dúvidas a Primavera está mesmo aí!

Fotografia: L. Romudas, Ribeira de Pavia, Arraiolos

sábado, maio 12, 2007

Dancing Light Elementals

Fotografia: L. Romudas

sexta-feira, maio 11, 2007

Camaradagem


Fotografia: L. Romudas, Encontro Regional da JCP, Évora, Maio 07

quinta-feira, maio 10, 2007

Electricidade


Central eléctrica, linhas de alta, média e baixa tensão, transformadores, contactores, disjuntores... Milhares de quilómetros de cabos e centenas de dispositivos diferentes só para carregarmos num botãozinho e uma lâmpada acender. Mais um milagre da Humanidade.

Fotografia: L. Romudas

quarta-feira, maio 09, 2007

The Fence

Fotografia: L. Romudas

terça-feira, maio 08, 2007

The Hidden Path to the Lost Kingdom


Fotografia: L. Romudas, Castelo de Montemor-O-Novo

segunda-feira, maio 07, 2007

And then we will dance until the sun rises


Fotografia: L. Romudas, Olímpiadas Populares do Distrito de Évora 2007

domingo, maio 06, 2007

Portão

Fotografia: L. Romudas

sábado, maio 05, 2007

Emaranhado


Fotografia: L. Romudas, Ribeira de Pavia, Arraiolos

sexta-feira, maio 04, 2007

Elemental da Luz


Segundo Paracelso, um Elemental é uma criatura mitológica que incorpora na sua constituição um determinado elemento e tanto faz parte desse elemento como esse elemento é o próprio Elemental. Os Elementais básicos são os da Terra, do Ar, do Fogo e da Água, e depois destes existe uma infinidade de outros tipos e variações. Existem Elementais, por exemplo, na madeira, no ferro e, suponho eu, na luz. O melhor de tudo é que apanhei este com um clique...

Fotografia: L. Romudas

quinta-feira, maio 03, 2007

Lightspider


Brincadeiras com o zoom enquanto os festejos do dia da Revolução faziam estoirar uns quilos de explosivos no céu. Não percebo esta mania dos foguetes no 25 de Abril... Não faz sentido nenhum... Dá um ar demasiado bélico a uma revolução feita à base de flores.

Fotografia: L. Romudas

quarta-feira, maio 02, 2007

Parece um homenzinho...


Fotografia: L. Romudas, 25 de Abril 2007