segunda-feira, julho 02, 2007

O Amor

Se não está com paciência para este tipo de conversas ou acha que o amor é uma pateguice das novelas e o que eles e elas querem mesmo é sexo desenfreado, pode fechar esta janela ou clicar em "Back" no topo esquerdo do seu browser. Se não sabe o que é um browser vá ao Google. Se não sabe o que é o Google saia já dessa cadeira que os computadores não são para a sua idade.

Bem, na verdade acho que não consigo escrever nada decente sobre um sentimento com tantas variantes, nuances e até mesmo perigos. O amor sente-se e pronto, não é?! É assim que é suposto ser. Foi para isso que ele foi feito. Para ser sentido. Ou será que é apenas uma série de respostas químicas a um determinado estímulo, neste caso a uma pessoa, ou várias, dependendo dos casos? Será que não é só mais uma das incríveis artimanhas do fabuloso corpo humano para obrigar à perpetuação da espécie? Em última análise é isso mesmo: processos químicos. Processos químicos tão complexos e tão perfeitos, com um final tão simples e tão básico, que apetece chamar ao amor a verdadeira maravilha da evolução!

Já sabíamos que o centro das emoções não era no coraçãozinho, mas sim no hipotálamo. Portanto, da próxima que virem alguém a meio de um desgosto amoroso não digam que ela, ou ele, lhe partiu o coração, mas sim que lhe atrofiou o hipotálamo. E não digam que tal gajo (a) está apaixonado (a). Está sim, com elevados níveis de endorfinas nos neurónios. Ah pois! Qual paixão qual quê?! Procriar... Isso é que eles querem, pá!

Afinal, o amor, esse sentimento tão arrebatador e poderoso, não passa de uma espécie de droga orgânica que nós, pobres ignorantes, confundimos com uma coisa capaz de mover montanhas e mais não sei quê. No entanto, se o amor é mesmo uma droga, e é-o, devia ser possível substituí-la por outra, tipo heroína-metadona. Mas não é, e é aqui que essa droga se diferencia das outras todas: depois de se provar uma boa dose de amor a sério nunca mais seremos os mesmos. Podemos experimentar todos os narcóticos e fármacos que existirem no mundo, que nenhum é superior àquele, nem tampouco preenche o vazio por ele deixado.
Quem achar que não tenho razão, faça o favor de se expressar.

2 comentários:

Ana Dionísio disse...

Que textão! Está fabuloso.
E sim, descreves mesmo bem "isso" do amor que é tão simples a nível químico mas tão complicado quando o tentamos explicar, para muitas vezes chegar à conclusão que não tem de haver explicação.
bjoca

Musa disse...

O Amor é tudo isto.. é chama que não se vê .. Mas se sente!! O Amor pode ser chato, parvo e as vezes aborrecido... mas nos gostamos, pk as vezes mesmo assim sentimos super felizes e ai ficamos doidos, sem limites e cheios de vontade de viver o Amor!!
E há mts amores, de mãe, de namorado, de filho, de amigo...por isso não falta é Amor na nossa vida!! So temos de o aproveitar..

Beijinhosss
Musa