domingo, maio 11, 2008

Coisas que gostava de ter se tivesse uma estufa


As Lithops, ou plantas-pedra, pertencentes à família das Aizoaceae, são coisas grotescas. Parecem pedras, de facto, ainda para mais se as encontrarmos no seu habitat natural - os desertos pedregosos do sul de África. E se a encontrarmos num vaso em casa de um amigo - fora da época de floração, obviamente - pensaremos apenas que o rapaz ensandeceu e anda a semear pedras de aparência assaz estranha. A verdade é que, aparentadas com calhaus ou não, as ditas Lithops florescem, no Outono (só para contrariar as modas), dando origem a algo parecido com malmequeres ligeiramente maiores que o corpo da planta. E diga-se, o corpo da planta é mesmo o mais pitoresco do pitoresco ser: é cónico, ou cilindrico, e tudo o que se vê à superfície do solo são as duas grotescas folhas parecidas com seixos. O caule está bem enterrado na areia e não é invulgar as folhas possuirem partes traslúcidas - as chamadas janelas (onde é que terão arranjado este nome?) - para permitir a passagem da luz a partes mais profundas da planta. Cultiva-se facilmente e não requer muita água. O que as Lithops reivindicam mesmo a sério é pouca humidade atmosférica e temperaturas acima dos 10º Celsius.
Pronto, agora só falta encontrar quem me venda, ou ofereça (de preferência), criaturas destas. Se alguém tiver pistas sobre como arranjar Lithops não se acanhe e deixe um comentário no local reservado para esse efeito.

3 comentários:

João disse...

saindo um bocado fora do contexto do post, mas respondendo à tua pergunta do Twitter, já experimentaste a "Oficina da Terra" em Évora? acho que o gajo faz uma boa mistura de Tradicionalismo/vanguardismo, tendo muitas vezes temas do nosso alentejo feito com uma arte muito sua. Abraço

Anónimo disse...

Obrigado João, mas por acaso esse foi um dos primeiros contactos e, além de estarem confirmados para a iniciativa que vamos organizar, são (tanto "o gajo" como a mulher) muito simpáticos e prestáveis.

Fica já o anúncio: "Oficinadaterra" em exibição de 6 a 15 de Junho no Jardim Público de Arraiolos.

Posteriormente há-de haver um post sobre eles... É haver tempo.

Anónimo disse...

EU SEI UM RAPAZ QUE VENDE DESSAS FLORES!!!
CARINA117@SAPO.PT