segunda-feira, maio 28, 2007

Getting away with it all messed up

Bem, hoje li um texto no Diário de Notícias e fiquei boquiaberto. Afinal de contas somos famosos por meter a pata na poça mas ainda somos mais famosos por sair de dentro da poça sem nódoas de maior. Incrível este povo português. Uma estranha forma de vida, sem dúvida. Faz-me lembrar a introdução de uma música de James no último concerto deles: "We thrive on caos, on errors where most bands just desintegrate before your very eyes" (prosperamos no caos, em erros onde a maioria das bandas se desintegram diante dos vossos olhos).

Aqui fica um excerto do tal texto:

"A Fundação Richard Zwentzerg nasceu em 1999 para estudar o atraso e subdesenvolvimento no mundo mas, logo no início da actividade, ficou fascinada com o caso de Portugal. É famoso o seu relatório de Março de 2000, O País Que não Devia Ser Desenvolvido - O Sucesso Inesperado dos Incríveis Erros Económicos Portugueses. Aí se dizia: "Portugal fez tudo errado, mas correu tudo bem. Os disparates cometidos na sua História são enormes. Só comparáveis com o sucesso que tiveram. Nenhum outro povo do mundo conseguiu construir... e destruir tantos impérios em tantas épocas e regiões. Hoje é um país rico, mais rico que 85% da população mundial. Mas conseguiu isso violando todas as regras do desenvolvimento.""

in Diário de Notícias, 28/05/2007 - Texto completo

Sim, é por isto que gosto de ser português e não trocava este rectângulozinho por nenhum país, fosse ele desenvolvido ou não.

0 comentários: