quarta-feira, agosto 08, 2007

Blackle: Porque é preciso mudar certos costumes

A minha cara colega e amiga Ana Dionisio alertou-me, via emeile, de um novo motor de busca. Um motor de busca espectacular. Uma coisa nunca antes vista! Bem, na verdade não é mais rápido que nenhum dos outros, nem encontra mais referências que os outros, mas faz algo que nenhum outro consegue fazer: poupa energia. Sim, poupa energia. Como? Passo a explicar por palavras alheias:

"Quando o monitor está todo branco (uma página do Word, por exemplo), o computador consome cerca de 74 watts. Quando está todo preto, utiliza, em média, 59 watts. Partindo deste princípio, há alguns meses atrás, Mark Ontkush escreveu um artigo sobre a economia que poderia ser feita se a página do Google possuísse um fundo preto em vez de branco.

Levando em conta a altíssima popularidade do site, seriam economizados, segundo os cálculos de Mark, cerca de 750 megawatt/hora por ano.
"

Ora vai daí, a Heap Media seguiu a deixa e construiu o Blackle. Depressa apadrinhado pelos Senhores do Google, fica agora conhecido como Google Negro, o Poupa-Watts.
Mesmo que as tais contas do sr. Mark estejam erradas o Blackle tem outro propósito: consciencializar mentalidades para os perigos do excesso de consumo de energia, que por sua vez desaguam no aquecimento global e em inevitáveis e terríveis mudanças climáticas.
A verdade é que é preciso poupar energia. Não porque seja cara, e é, mas porque o planeta precisa que se poupe energia. Já lhe fizémos tanto mal que mudar de motor de busca parece uma coisinha tão absurdamente fácil que não posso deixar de o fazer. Por outras palavras, vou começar a usar o Blackle. E você, o que já fez pelo seu planeta hoje?

1 comentários:

Ana Dionísio disse...

Assim é que é! Há que começar a espalhar este tipo de mensagem e gritá-la aos ouvidos de quem não quer ouvir nem entender.
Embora a Natureza tenha um sistema de auto-regulação, o seu equilíbrio embora mais forte que a humanidade, está com certeza afectado pelos actos desta, e de uma forma cada vez mais irreversível.
Cuidar do sítio onde nos é possibilitado viver, e cuidar das pessoas e das coisas que nos fazem bem, é cuidar de nós próprios, é ter respeito e colocarmo-nos no devido lugar face a algo que nos transcende, e que cada vez com mais frequência nos lembra a nossa grande insignificância.
Eu quero viver bem e em paz com a minha consciência, quero também ter a certeza que não serei egoísta ao ponto de não deixar outros terem essa oportunidade e escolha.
E bastam gestos simples, todos os dias, por toda a gente, para que facilmente se consiga não recuperar, mas pelo menos estabilizar o nível de desgaste.
Não sei a veracidade do aqui referido Blackle e sua suposta componente ecológica mas não custa tentar.
Eu hoje já reciclei papel e plástico, apaguei a luz assim que deixei de precisar, e no banho aproveitei a água fria que "sai" antes de vir a quente. Poupo recursos, poupo dinheiro e vivo muito melhor, comigo e com os outros.

beijocas e boa continuação!