quarta-feira, novembro 19, 2008

Coisas da Web

A Wired, para quem não sabe, é uma aclamada e bastante competente revista sobre ciência e outras coisas relacionadas com ela. O quê? Não há nada relacionado com ciência que não seja ciência? Pronto, então é sobre tudo que possui bases científicas e/ou pretende ter. Este é o site da sua rede de blogs. É actualizado diariamente, e várias vezes ao dia, e é um belíssimo recurso para quem gosta de se manter a par das últimas novidades da única disciplina humana sobre a qual a Manuela Ferreira Leite não fala.



A Divisão de Astrofísica da NASA (sim, aquilo não é só mandar robôs e gente maluca para o espaço, há também quem estude coisas) mantém um site, algo bacoco, chamado Astronomy Picture Of The Day, e pouco mais é do que um photolog do espaço sideral. Não primam pelo interface, não senhor, muito pouco vaidosos esses eremitas admiradores de estrelas, mas na maior parte das vezes a imagem do dia vale bem a pena o clique. Finalmente um photolog digno do clique diário. A menos que o caro leitor ache que as fotografias do seu cãozinho são mais interessantes. Nesse caso fique bem longe disto!





A revista Life e o Google deram as mãos e alcançaram um dos feitos do século. Não é exagero. Acredito piamente que a tarefa de disponibilizar on-line um dos maiores arquivos fotográficos do mundo, que vem desde a década de 1750 até 2008, não seja tarefa fácil. São milhões de fotografias, com um tamanho e uma qualidade mais que aceitáveis e, melhor que tudo, são à borliú! Giro era a National Geographic fazer o mesmo, mas por enquanto chega-me bem isto tudo.
Devida vénia à Life e ao sempiterno Google!




Já ouviram falar da Wikipedia, certo? E já ouviram aquela expressão "para cada acção há uma reacção"? Pronto, eu conto, eu conto. Há muitos, muitos anos, não assim tantos, mas há já algum tempo, alguém se lembrou de fazer uma Uncyclopedia, em português Desciclopédia, e é uma espécie de enciclopédia do não-conhecimento com uma pitada de gozo puro. Acontecimentos fictícios ou simplesmente estúpidos enchem as páginas do dito poço de (des)conhecimento e o leitor interessado em adicionar conteúdos encontrará muito mais liberdade (pudera!) do que na sua irmã sisuda. Também há bastantes conteúdos em português, mas, sinceramente, é muito fraquinha quando comparada aos conteúdos em inglês. Basta ver a página dedicada a Portugal em inglês e em português. Seja como for, é uma coisa enorme e com bastante piada, se for em inglês, e para ser explorada aos poucos. E fora da hora de expediente, já agora.


P.S.: Não, não andei à procura destas coisas durante a hora de trabalho. Até porque, a bem da verdade, nunca trabalho e estou sempre a trabalhar ao mesmo tempo. É a bela vidinha de um reciboverdodependente.

0 comentários: