quarta-feira, novembro 26, 2008
Por falar em Need For Speed Undercover
Etiquetas: Conversas
Publicada por L. Romudas às 6:18 da tarde 1 comentários
A Corrente de Simpsonização
E eis que o caro leitor se pergunta "mas o que é que isto contribui para a minha felicidade?", e eu respondo prontamente sem tirar as mãos cruzadas de cima da pança: "Nada. Absolutamente nada. Mas pode sempre fazer uma careta, abanar a cabeça em desaprovação e dizer a toda a sua família e amigos que eu ando a meter-me no meio de correntes blogosféricas de boas famílias sem ser convidado. Ah, e que provavelmente também não me convidará para a festa do seu próximo aniversário com medo que lhe roube todas as prendas ou que fuja com a travessa das gomas."
Etiquetas: Coisas da Web
Publicada por L. Romudas às 5:36 da tarde 1 comentários
segunda-feira, novembro 24, 2008
Finalmente...
Etiquetas: Coisas da Web
Publicada por L. Romudas às 7:18 da tarde 0 comentários
sexta-feira, novembro 21, 2008
A morte da Byblos
Etiquetas: Coisas da Web, Conversas
Publicada por L. Romudas às 4:01 da tarde 1 comentários
quarta-feira, novembro 19, 2008
Coisas da Web
A revista Life e o Google deram as mãos e alcançaram um dos feitos do século. Não é exagero. Acredito piamente que a tarefa de disponibilizar on-line um dos maiores arquivos fotográficos do mundo, que vem desde a década de 1750 até 2008, não seja tarefa fácil. São milhões de fotografias, com um tamanho e uma qualidade mais que aceitáveis e, melhor que tudo, são à borliú! Giro era a National Geographic fazer o mesmo, mas por enquanto chega-me bem isto tudo.
Devida vénia à Life e ao sempiterno Google!
Já ouviram falar da Wikipedia, certo? E já ouviram aquela expressão "para cada acção há uma reacção"? Pronto, eu conto, eu conto. Há muitos, muitos anos, não assim tantos, mas há já algum tempo, alguém se lembrou de fazer uma Uncyclopedia, em português Desciclopédia, e é uma espécie de enciclopédia do não-conhecimento com uma pitada de gozo puro. Acontecimentos fictícios ou simplesmente estúpidos enchem as páginas do dito poço de (des)conhecimento e o leitor interessado em adicionar conteúdos encontrará muito mais liberdade (pudera!) do que na sua irmã sisuda. Também há bastantes conteúdos em português, mas, sinceramente, é muito fraquinha quando comparada aos conteúdos em inglês. Basta ver a página dedicada a Portugal em inglês e em português. Seja como for, é uma coisa enorme e com bastante piada, se for em inglês, e para ser explorada aos poucos. E fora da hora de expediente, já agora.
P.S.: Não, não andei à procura destas coisas durante a hora de trabalho. Até porque, a bem da verdade, nunca trabalho e estou sempre a trabalhar ao mesmo tempo. É a bela vidinha de um reciboverdodependente.
Etiquetas: Coisas da Web
Publicada por L. Romudas às 11:52 da tarde 0 comentários
segunda-feira, novembro 17, 2008
Coisas que não me moem mas começam a chatear: Professores e Alunos
Na verdade ainda não cheguei a perceber qual é a verdadeira implicação do novo modelo de avaliação dos docentes mas, por mais voltas que dê à cabeça, não entendo porque raio há-de uma avaliação com pés e cabeça não ser uma medida lógica e bem-vinda. Cento e vinte mil professores manifestaram o seu desagrado na rua há bem pouco tempo. Só posso depreender que esses 120.000 mestres de sabedoria são aqueles que mais medo têm do novo modelo de avaliação e, como quem não deve não teme, acredito que os verdadeiros professores, os que sabem, gostam e querem ensinar, ficaram em casa a preparar as aulas da semana seguinte para que nada falte aos seus alunos. Mas isto digo eu que pouco ou nada sei sobre o ensino português. E começo a achar que ninguém sabe.
Quanto aos alunos, esses gritam aos sete ventos que o governo anda a querer lixar a malta que adoece e depois têm que fazer provas de recuperação e é chato porque os obriga a estudar e mais não sei o quê. Duvido, sinceramente duvido, que haja algum aluno dos que anda de megafone na mão que esteja a pensar nesses alunos doentes enquanto põe um cadeado no portão da escola. Duvido, sinceramente duvido, que um aluno que adoeça e que apresente uma justificação válida e legítima chumbe de ano por faltas. Acredito, mesmo sinceramente, que o que todos os alunos querem é poder faltar a uma aula ou outra para ir fumar cigarrinhos às escondidas para trás do ginásio ou beber umas "jolas" para o café da esquina. Meus amigos, as aulas e o ensino são coisas para se levar a sério e esse é um conceito (juntamente com o de responsabilidade) que nem a maior parte dos encarregados de educação desconfia que existe, como poderiam então as criancinhas do nosso belo Portugal percebê-lo?! Como dizia hoje um desses pequenos candidatos a Che Guevara "nós somos jovens e por isso precisamos sempre de faltar às aulas". Ai se fosses meu filho...
Há problemas na educação em Portugal, oh se há. O novo modelo de avaliação dos professores e o regime de tolerância zero para as faltas dos alunos talvez não resolva todos os males, mas vendo a coisa assim de fora, e partindo do princípio que não há daquelas letras minúsculas escondidas nesses regulamentos, teremos professores mais preocupados com a sua própria competência (acredito que alguns nunca consigam ser verdadeiramente competentes) e alunos mais assíduos e mais preocupados com as alternativas à saída precoce do sistema de ensino.
Deixem-se de lamúrias e comecem a trabalhar a sério que se faz tarde, pá!
Etiquetas: Conversas
Publicada por L. Romudas às 4:38 da tarde 0 comentários
quinta-feira, novembro 13, 2008
Férias de Inverno
Etiquetas: Conversas
Publicada por L. Romudas às 6:39 da tarde 0 comentários
terça-feira, novembro 11, 2008
Bravo Soldado de Ferro e Silício
As baterias congelaram mas ainda assim o nome dela é Phoenix, certo?
Um grande bem-hajas, pá.
Parabéns aos pais e às mães.
Etiquetas: Conversas
Publicada por L. Romudas às 1:08 da tarde 0 comentários
quarta-feira, novembro 05, 2008
Egosciente@Twitter
Etiquetas: Coisas da Web
Publicada por L. Romudas às 2:26 da tarde 0 comentários
terça-feira, novembro 04, 2008
Os Insondáveis Mistérios do Vista
Etiquetas: Conversas
Publicada por L. Romudas às 4:23 da tarde 0 comentários